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Mostrando postagens de setembro 16, 2018
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12ª Primavera dos Museus - 2018 A Política Nacional de Educação Museal – PNEM é resultado de um amplo processo de reflexão e debate iniciado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram em 2010. O documento resultante retrata o diálogo entre museus de todo o país, com seus educadores ocupando lugar de destaque nessa interlocução. O primeiro instrumento de divulgação da política é o Caderno da PNEM que dimensiona o documento da política e já está disponível em versão online. Possui textos que abordam o histórico da educação museal no Brasil, o processo de construção da PNEM, informações sobre as Redes de Educadores de Museus e exemplos de práticas bem sucedidas de setores educativos de museus. Inclui também um glossário com os principais termos e conceitos que embasaram as discussões da construção da política e os principais documentos produzidos durante esse processo. Acesse o Caderno da PNEM no seguinte endereço: http://eventos.museus.gov.br/docs/Primavera
12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS Celebrando a Educação em Museus Neste ano de 2018, celebramos os 200 anos de museus no Brasil, marcado pela criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ, localizada no Rio de Janeiro. Tragicamente é também o ano em que testemunhamos a sua triste destruição, e de grande parte de seu acervo, em decorrência de um incêndio descomedido, bem como assistimos aos desdobramentos desse desastre para todo o campo museal. Esses dias nos impõem outra Primavera dos Museus: que nos leve a refletir sobre as circunstâncias presentes, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante. Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura. A educação em museus exerce papel fundamental no fortalecimento, visibilidade e