Museu das Missões recebe especialista francês em museus e patrimônio

Hugues de Varine, consultor internacional na área da museologia e do desenvolvimento, é um dos mais importantes autores na área de museus e patrimônio mundial.
No dia 28 de junho, ele estará em  São Miguel das Missões (RS), quando realizará visita técnica ao Museu das Missões/Ibram. O consultor vai conhecer ainda o Ponto de Memória Missioneira e o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.
A visita é parte de uma programação ampliada que inclui o lançamento do livro mais recente do autor, As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local, que acontece na Câmara de Vereadores de São Miguel das Missões, às 18h30, com debate aberto ao público.
O objetivo é discutir e propor alternativas inovadoras diante da realidade do município gaúcho, que possui em seu território importantes bens culturais, incluindo os próprios remanescentes históricos das Missões Jesuíticas dos Guarani que foram declarados Patrimônio da Humanidade, em 1983, pela Unesco.
O autor
Formado em Museologia pela Universidade de Paris e com pós-graduação em História e Arqueologia, Varine foi diretor do Conselho Internacional de Museus (ICOM), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais.
Como consultor, já participou de missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da França e da União Europeia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local. Internacionalmente, participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido, entre outros.
Texto: Divulgação Museu das Missões
Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oral resgata memória institucional do Museu das Missões

Museu das Missões será reaberto ao público nesta sexta (29)