quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Museu das Missões participa da Semana do Idoso em São Miguel das Missões/RS - 2014

No dia 3 de outubro, o Museu das Missões participou do evento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura, contando com as seguintes atividades:

- Visita guiada ao Museu das Missões IBRAM/MinC, com conversa sobre a trajetória da Unidade Museológica criada em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas.
- Roda de conversa sobre projeto "Sabores e Saberes Missioneiros", abordando práticas culinárias e hábitos alimentares tradicionais da região onde está inserido museu.
- Exibição de vídeo documentário produzido com moradores de S. Miguel das Missões através do projeto "Sabores e Saberes Missioneiros".


Foto: Françuisi Pereira

MUSEU DAS MISSÕES REALIZA ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE PODA DE PARREIRA

A importância da poda da parreira, o modo correto de fazer e o período apropriado para realizar esse procedimento. Esse foi o aprendizado, teórico e prático, que alunos da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Antônio Sepp tiveram na sexta-feira (dia 29/08) ao participar de uma ação educativa realizada no pátio da Casa do Zelador, no Museu das Missões/IBRAM/MinC. 


Promovida pelo Setor de Ações Educativas do Museu da Missões, a atividade contou com a parceria da Emater/RS. O Técnico em Agropecuária e Chefe do Escritório da Emater em São Miguel das Missões, Gomercindo Rodrigues Vargas, ensinou aos alunos, através de uma demonstração prática, o modo correto de fazer a poda da parreira. Fez, ainda, uma explanação sobre os diferentes tipos de poda e outros cuidados necessários para obter o melhor resultado de uma videira.


A poda deve ser feita no período de repouso da videira, que compreende os meses de inverno. Em regiões expostas a geadas tardias, que é o caso da Região Sul do Brasil, é preciso ficar atento para a ocorrência desse fenômeno. Os brotos da parreira sofrem sérios danos quando ocorre uma geada depois de já feita a poda, prejudicando o desenvolvimento e produção da planta, alerta o técnico da Emater.


Para o responsável pelo Setor de Ações Educativas do Museu das Missões, o Técnico em Assuntos Educacionais Laerson Bruxel, atividades que conciliam teoria e prática costumam ter bons resultados no processo de aprendizagem. “Acompanhar a explicação, visualizar a forma adequada de realizar determinada atividade e ainda poder tirar dúvidas durante a demonstração com um profissional qualificado, tudo isso combinado amplia as possibilidades de compreensão do tema em pauta”, complementa


O conhecimento adquirido pelos alunos durante essa ação educativa realizada pelo Museu das Missões também vai ao encontro da realidade em que estão inseridos. Oriundos do meio rural, a maioria deles é procedente de famílias que têm parreiras em sua propriedade.