Setores

SETOR DE PESQUISA
Um dos principais objetivos do Setor de Pesquisa é reconstituir, preservar e divulgar a memória institucional do Museu das Missões, entidade que possui mais de setenta anos de trabalho permanente com o patrimônio cultural. Para dar conta disso, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:

A) Implantação do Arquivo do Museu das Missões – Fase 1: inclui o levantamento, a catalogação e a classificação da documentação que deve compor o Acervo Arquivístico da unidade, visando promover o acesso, o uso e a disseminação de informações referentes às temáticas do museu.

B) Projeto de História Oral – visa recuperar o processo de formação do Acervo Museológico da unidade, bem como analisar representações sociais e práticas de proteção ligadas ao patrimônio cultural existente na região das Missões


PONTO DE MEMÓRIA MISSIONEIRA
O Setor de Pesquisa colabora com o desenvolvimento do Ponto de Memória Missioneira, projeto de natureza popular e comunitária voltado à preservação e à divulgação do patrimônio cultural em São Miguel das Missões.

O Ponto de Memória Missioneira está localizado na quadra 36, lote 14, Rua Arnaldo Daher Boays, Nº 514, em São Miguel das Missões/RS, nas cercanias do Museu das Missões (Ibram) e do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo (Iphan).


APOIO AOS SETORES DO MUSEU
O Setor de Pesquisa também atua em parceria com o Setor de Documentação Museológica e com o Setor de Ações Educativas do Museu das Missões, fornecendo subsídios para os projetos específicos de cada um deles.


SETOR DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
A conservação do acervo no Museu das Missões é uma atividade rotineira desenvolvida por nossos profissionais a cada quinze dias, quando as salas são interditadas para realização da limpeza mecânica (retirada da camada de pó com o auxílio de pincéis) de cada imagem e suporte. Quando necessário, é feita também a hidratação da madeira e a aplicação de produtos próprios para evitar a infestação de cupim.

A restauração de uma peça, por convenção dos profissionais de preservação de acervos, só é feita em último caso. Na madeira, as intervenções mais comuns são estabilização de partes desprendidas e reestruturação da camada de pintura.


SETOR DE AÇÕES EDUCATIVAS
O Museu das Missões recebe todo ano muitos estudantes do Rio Grande do Sul e demais Estados da Região Sul. O local é propício para pesquisar sobre artes e história, além de contar com recursos naturais para aulas de preservação ambiental. No ano de 2010, o Museu das Missões recebeu quase 100 mil visitantes de todos os Estados brasileiros e dos 5 continentes.

Os guias turísticos são responsáveis pelas visitas guiadas ao Museu das Missões e aos remanescentes da Igreja de São Miguel Arcanjo (Patrimônio Cultural da Humanidade).

O Museu das Missões, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, IPHAN e outras entidades, promove atividades educativas nos eventos mais significativos da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo material educativo disponível

Museu das Missões/IBRAM lança nova publicação

Museu das Missões disponibiliza 'Dossiê Missões' para download