MUSEU DAS MISSÕES REALIZA ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE PODA DE PARREIRA

A importância da poda da parreira, o modo correto de fazer e o período apropriado para realizar esse procedimento. Esse foi o aprendizado, teórico e prático, que alunos da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Antônio Sepp tiveram na sexta-feira (dia 29/08) ao participar de uma ação educativa realizada no pátio da Casa do Zelador, no Museu das Missões/IBRAM/MinC. 


Promovida pelo Setor de Ações Educativas do Museu da Missões, a atividade contou com a parceria da Emater/RS. O Técnico em Agropecuária e Chefe do Escritório da Emater em São Miguel das Missões, Gomercindo Rodrigues Vargas, ensinou aos alunos, através de uma demonstração prática, o modo correto de fazer a poda da parreira. Fez, ainda, uma explanação sobre os diferentes tipos de poda e outros cuidados necessários para obter o melhor resultado de uma videira.


A poda deve ser feita no período de repouso da videira, que compreende os meses de inverno. Em regiões expostas a geadas tardias, que é o caso da Região Sul do Brasil, é preciso ficar atento para a ocorrência desse fenômeno. Os brotos da parreira sofrem sérios danos quando ocorre uma geada depois de já feita a poda, prejudicando o desenvolvimento e produção da planta, alerta o técnico da Emater.


Para o responsável pelo Setor de Ações Educativas do Museu das Missões, o Técnico em Assuntos Educacionais Laerson Bruxel, atividades que conciliam teoria e prática costumam ter bons resultados no processo de aprendizagem. “Acompanhar a explicação, visualizar a forma adequada de realizar determinada atividade e ainda poder tirar dúvidas durante a demonstração com um profissional qualificado, tudo isso combinado amplia as possibilidades de compreensão do tema em pauta”, complementa


O conhecimento adquirido pelos alunos durante essa ação educativa realizada pelo Museu das Missões também vai ao encontro da realidade em que estão inseridos. Oriundos do meio rural, a maioria deles é procedente de famílias que têm parreiras em sua propriedade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oral resgata memória institucional do Museu das Missões

Museu das Missões será reaberto ao público nesta sexta (29)