Setores

SETOR DE PESQUISA
Um dos principais objetivos do Setor de Pesquisa é reconstituir, preservar e divulgar a memória institucional do Museu das Missões, entidade que possui mais de setenta anos de trabalho permanente com o patrimônio cultural. Para dar conta disso, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:

A) Implantação do Arquivo do Museu das Missões – Fase 1: inclui o levantamento, a catalogação e a classificação da documentação que deve compor o Acervo Arquivístico da unidade, visando promover o acesso, o uso e a disseminação de informações referentes às temáticas do museu.

B) Projeto de História Oral – visa recuperar o processo de formação do Acervo Museológico da unidade, bem como analisar representações sociais e práticas de proteção ligadas ao patrimônio cultural existente na região das Missões


PONTO DE MEMÓRIA MISSIONEIRA
O Setor de Pesquisa colabora com o desenvolvimento do Ponto de Memória Missioneira, projeto de natureza popular e comunitária voltado à preservação e à divulgação do patrimônio cultural em São Miguel das Missões.

O Ponto de Memória Missioneira está localizado na quadra 36, lote 14, Rua Arnaldo Daher Boays, Nº 514, em São Miguel das Missões/RS, nas cercanias do Museu das Missões (Ibram) e do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo (Iphan).


APOIO AOS SETORES DO MUSEU
O Setor de Pesquisa também atua em parceria com o Setor de Documentação Museológica e com o Setor de Ações Educativas do Museu das Missões, fornecendo subsídios para os projetos específicos de cada um deles.


SETOR DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
A conservação do acervo no Museu das Missões é uma atividade rotineira desenvolvida por nossos profissionais a cada quinze dias, quando as salas são interditadas para realização da limpeza mecânica (retirada da camada de pó com o auxílio de pincéis) de cada imagem e suporte. Quando necessário, é feita também a hidratação da madeira e a aplicação de produtos próprios para evitar a infestação de cupim.

A restauração de uma peça, por convenção dos profissionais de preservação de acervos, só é feita em último caso. Na madeira, as intervenções mais comuns são estabilização de partes desprendidas e reestruturação da camada de pintura.


SETOR DE AÇÕES EDUCATIVAS
O Museu das Missões recebe todo ano muitos estudantes do Rio Grande do Sul e demais Estados da Região Sul. O local é propício para pesquisar sobre artes e história, além de contar com recursos naturais para aulas de preservação ambiental. No ano de 2010, o Museu das Missões recebeu quase 100 mil visitantes de todos os Estados brasileiros e dos 5 continentes.

Os guias turísticos são responsáveis pelas visitas guiadas ao Museu das Missões e aos remanescentes da Igreja de São Miguel Arcanjo (Patrimônio Cultural da Humanidade).

O Museu das Missões, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, IPHAN e outras entidades, promove atividades educativas nos eventos mais significativos da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História oral resgata memória institucional do Museu das Missões

Museu das Missões será reaberto ao público nesta sexta (29)