Planeje sua visita

Quem chega a São Miguel das Missões (RS) pode visitar o Museu das Missões e o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo e, ainda, assistir ao Espetáculo de Som e Luz. Confira, na sequência, mais informações sobre cada um desses atrativos:

Museu das Missões: dias e horário de funcionamento
O Museu das Missões (IBRAM/MinC) e o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo estão abertos à visitação do público de terças-feiras a domingos. Às segundas-feiras, portanto, estão fechados(***).
* Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h.
** Horário de verão: das 9h às 12h e das 14h às 20h.
Ingresso gratuito no Museu. Para visitar o Sítio Histórico é cobrado ingresso (ao encargo do IPHAN).
*** Em algumas segundas-feiras, quando da ocorrência de um feriadão, o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo e o Museu das Missões abrem normalmente. Para confirmação, consultar o IPHAN (contatos, abaixo).

ATENÇÃO: em virtude do tornado que atingiu a cidade de São Miguel das Missões no dia 24 de abril de 2016, e que danificou tanto a estrutura do Pavilhão Lucio Costa como imagens sacras missioneiras ali expostas, o Museu das Missões está fechado à visitação. Algumas das imagens estão expostas temporariamente numa sala ao lado da Secretaria Municipal de Turismo de São Miguel das Missões. A visitação do público a esta sala pode ser feita no horário informado acima. A Secretaria de Turismo fica em frente ao portão de acesso ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
➤ Parque Histórico Nacional das Missões (IPHAN-RS)
IPHAN (São Miguel das Missões)
Fone: (55) 3381.1399
Escritórios Técnicos do IPHAN - RS: http://portal.iphan.gov.br/rs/pagina/detalhes/660/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
Espetáculo de Som e Luz (São Miguel das Missões, RS - Brasil)
O espetáculo mais antigo do Brasil acontece desde 1978. Ao anoitecer, o antigo templo, no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, ilumina-se e através das vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Armando Bôgus, é narrado em 48 minutos o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande do Sul, pelos padres Jesuítas e índios Guarani.
Obs.: o Espetáculo de Som e Luz ocorre diariamente. Está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões. 
Telefone:  (55) 3381.1299 ou 3381.1294
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   
Visita guiada ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo
Para a visita ao Sítio Histórico São Miguel Arcanjo há a possibilidade de contratar os serviços de guias de turismo ou se valer de audioguias.
Informações sobre a disponibilidade desses serviços podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões ou diretamente com a Associação de Guias de Turismo das Missões: https://agmissoes.wordpress.com/
Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento e Cultura
Telefone: (55) 3381.1294
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

Comentários

  1. Considero um absurdo, cidade histórica que deveria ser divulgada tratar tão mal os turistas. No final do ano,vagamos em 03 locais (Restaurante Barun, O Guarani e Casarão), todos faltavam comida. Falta infraestrutura e cultura para os atendentes. Chegou ao cúmulo do garçon limpar a mesa e derrubar a sujeira nas pernas do turista. Absurdo. Eu não pretendo divulgar a cidade desta forma. Sem contar o schow de luzes tão divulgado que foi um fiasco, 2 minutos e olhe lá, eu sentiria vergonha se morasse num local assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os problemas de atendimento e infraestrutura do município não são responsabilidade do Museu das Missões, que é um museu do Instituto Brasileiro de Museus (uma autarquia federal). O show de fogos é realizado pelo Município e o Espetáculo Som & Luz, com o apoio do IPHAN que é o responsável pelo Sítio Arqueológico onde estão localizadas as Ruínas. Favor encaminhar suas reclamações e sugestões para a Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões. Obrigada.

      Excluir
  2. Fui para São Miguel há alguns anos e acredito não ser possível entender o que foram as missões sem ir para São Miguel e entender a fé, representada no fragmento da igreja com bons detalhes. Recomendo a todos que se interessam pelo tema e pela história do nosso povo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História oral resgata memória institucional do Museu das Missões

Museu das Missões será reaberto ao público nesta sexta (29)